Decoração de quarto para gêmeos (de sexos diferentes).

Esses dias uma amiga minha descobriu que estava grávida, de gêmeos! Fiquei bem feliz com a notícia mas confesso que fiquei com dó também haha, um já dá uma trabalho imaginem dois?! Mas também o amor é multiplicado por dois e isso compensa tudo! Ela acompanha o blog (eba!) e sugeriu que eu  fizesse um post sobre gêmeos. Confesso que nunca tinha pensado em fazer um post sobre isso (mamães de gêmeos, não fiquem bravas comigo!), além de achar difícil escrever sobre isso tinha aquele pensamento de senso comum  “Ah, é só multiplicar tudo por dois ué!”. Mas pensando melhor sobre o assunto, percebi que não é bem assim. Mamães de gêmeos tem toda uma dinâmica particular e merecem essa atenção. E não, não é só multiplicar tudo por dois, tem algumas coisas que você não precisa multiplicar. Percebi isso quando me deparei com esse quartinho lindo que hoje venho mostrar pra vocês! Não precisa de dois trocadores, duas banheiras, duas poltronas de amamentação, etc.  Muita coisa dá pra usar de modo compartilhado (Ufa! O bolso agradece!).  Inclusive dá pra conciliar a mesma decoração de maneira harmoniosa quando são gêmeos de sexos diferentes. É possível montar um quarto neutro belíssimo, e nem é tão difícil quanto eu pensava. Vejam que quartinho lindo! É uma decoração neutra, delicada e com detalhes que valorizam a cada um dos gêmeos.Achei uma graça esses quadrinhos que unem os nomes dos bebês.O que são esse móbile de ovelhinhas e o espelho em formato de pera?! Fofo demais!Lindos demais esses quadrinhos com as fotos dos bebês nos primeiros dias de vida.

By Project Nursery.

* Fran, espero que tenha gostado e que te inspire quando for fazer o quartinho dos gêmeos. Obrigada pela sugestão e que Deus abençoe a família de vocês.

 

4 pessoas curtiram.

Quarto de Bebê Montessoriano

Há pouco tempo conheci alguns dos princípios do Método Montessoriano, criado pela educadora italiana Maria Montessori, e passei a pesquisar bastante sobre o tema.

Fiquei tão fascinada com a ideia de montar um quarto de bebê seguindo esses princípios que não paro mais de falar sobre isso, para o desespero da minha mãe e do meu marido, que são os que mais aturam minha euforia pós-descobertas.

De uma maneira geral, se eu entendi bem o método, Montessori enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades.  A criança, através de um ambiente rico e estimulante, torna-se capaz de aprender sozinha, por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável! Lindo não?!

A questão é: Aquele quarto tradicional que montamos para os pimpolhos, com berço, prateleiras altas e brinquedos longe do alcance da criança, estimula a liberdade, espontaneidade, autonomia e criatividade? NÃO! Muito pelo contrário! Então, porque cargas d’água montamos um quartinho assim, totalmente pensado nas nossas necessidades e não nas necessidades da criança?

NÃO SEI! E tenho raiva só de pensar que caí no conto do vigário! Haha! Como a maioria das mães, não pensei nisso quando estava grávida e montei o quarto da Giulia da forma como esse mundo capitalista alienado e alienante (rs) disse que deveria ser! Se quando engravidei eu tivesse conhecimento do método Montessori, com certeza teria feito tudo muito diferente e, além de criar um espaço estimulante pra minha filha, teria economizado horrores! Mas, nunca é tarde para mudar! E eu tô super disposta!

Bom, Montessori considera o berço (não sei se direta ou indiretamente) como uma espécie de “jaula” (Não é que parece mesmo? Ain, judiação! Rs). O bebê fica o tempo todo “preso”, tem sua visão limitada a apenas uma parte do quarto e todos os seus brinquedinhos ficam fora do seu alcance. A não ser que você o tire do berço e que você entregue a ele um brinquedo (oi? Cadê a escolha da criança), o coitado fica ali, sem estimulação e liberdade alguma!

Fico aqui pensando, sempre mostrei aos parentes e amigos o quartinho da Giulia toda orgulhosa! Mas orgulho de quê? Só porque o quarto é bonitinho e fofinho? Pra quê um quarto fofinho se não é nada educativo e só serve de enfeite?

O pior de tudo é que as únicas coisas que usamos são: o guarda-roupa e a cômoda. Não usamos o kit higiene, não usamos o trocador em cima da cômoda, não usamos o berço, enfim, não usamos o quarto! Desde que a Giulia nasceu ela dorme no nosso quarto! No começo dormia em um mini-berço ao lado da nossa cama, mas ultimamente fazemos uso da cama compartilhada (que antes dela nascer, eu condenava absurdamente e hoje vejo vários benefícios!). De qualquer forma, a cama compartilhada não é pra gente, meu marido é muito espaçoso (a Giulia também), então dormimos meio espremidos. Fora que queremos privacidade né? Então, estou super empolgada para mudar o quartinho da pequena me baseando em alguns princípios montessorianos (mesmo com algumas pessoas dizendo que o ideal é manter a cama compartilhada até um ano de idade).

Bom, para vocês entenderem melhor fiz uma listinha com algumas das coisas que são necessárias para criar um típico espaço montessoriano, rico e cheio de estímulos:

  • Colchão no chão (queria usar um bem grandão, mas acho que por enquanto vou usar o dela mesmo);
  • Espelho próximo à cama, ao alcance dos olhos do bebê (Estou pensando em usar aqueles espelhos adesivos em acrílico);
  • Quadros, adesivos de parede, fotos e/ou gravuras colocados em uma altura baixa, ao alcance dos olhos da criança;
  • Mobiliário infantil (estantes pequenas, mesinhas para desenhar, mini pufes, etc.);
  • Tapete (estava pensando em usar aqueles de E.V.A e um outro menorzinho felpudo por cima, já que o intuito é proporcionar uma experiência extra-sensorial);
  • Móbile acima da cama (Ainda não sei o que fazer. Mas quem quiser se inspirar veja esse post aqui e esse outro post aqui);
  • Livros organizados em uma prateleira ou estante, acessíveis à criança;
  • Brinquedos organizados em prateleiras ou estante, sempre ao alcance da criança (nunca usar baú, fica tudo desorganizado e a criança não consegue visualizar direito o que tem lá dentro).

Bom, logo logo eu começo as mudanças! Já mudei a cômoda de lugar pra ver como poderia fazer a disposição do mobiliário! Na verdade, eu queria tirar a cômoda, pois o quarto da Giulia é minúsculo, mas não teria onde pôr de qualquer forma!

Os próximos passos serão: desmontar o berço, comprar uma mini-estante (ou prateleiras, não sei!) para livros e brinquedos, comprar espelhos, adesivos e tapete, etc.

Empolgação é o que não falta! A Giulinha vai amar! Sempre tive o costume de forrar o tapete da sala com um lençol e deixa-la brincando com as coisinhas dela e ela  simplesmente adora!!! Esses dias fui no banheiro por um segundo e quando voltei ela estava embaixo da mesa! Hahaha! É claro que tenho que cuidar com bastante coisa, ainda mais agora que a tendência é ela começar a engatinhar e, mais pra frente, a andar. Terei que deixar o chão sempre limpo, colocar protetores nas tomadas e algo para impedir à passagem à cozinha (não tem porta).

Mas, tomando todos os cuidados necessários, vai ser ótimo!!! Nada de berços, cercadinhos ou bebê preso o tempo todo no carrinho!

E, aí, o que acharam?

(Já até escuto algumas pessoas que conheço dizendo: “Você tá Loucaaaa? Vai deixar tua filha dormir no chão? Haha!” Ou “Ai que feio, o quartinho dela assim. Tava tão bonito antes! Que dó!” Hahaha! Mas quer saber: Tô nem aí! O que importa é a minha filhota gostar e se desenvolver de forma saudável! Não posso privá-la disso! Porque se for pensar no que é bonito, também prefiro os quartos tradicionais com berço e cheios de frufrus! Mas não é isso que importa!)

Bom, para quem não conhece, aí vão algumas fotos de quartos no estilo Montessori.

quarto montessori

Fonte

quarto montessori 2

Fonte

quarto montessori 3

Fonte

quarto montessori 4

Fonte

quarto montessori 5

Fonte

quarto montessori 6

Fonte

quarto montessori 7

Fonte

quarto montessori 8

Fonte

quarto montessori 9

Fonte

Pode deixar que quando o quartinho Montessori da Giulia estiver pronto eu posto fotos aqui no blog! Faço o antes e o depois!

Beijo, Beijo!

P.S.: Confesso que meu texto tá meio pobrinho no que diz respeito aos princípios desse método aplicados no lar, principalmente, no quartinho! Mas nada que uma boa pesquisa no Google não resolva! Tem muita coisa bacana gente, podem acreditar!

12 pessoas curtiram.

Quarto de Menino – Bege e Verde

Assim que bati o olho nas fotos desse quartinho me apaixonei! Eu simplesmente adoro a combinação bege+verde. Na verdade, a combinação do bege com qualquer outra cor fica linda em quartinhos de bebê.

Além das cores, acho um charme papel de parede listrado!!!!

Acho que se um dia tiver um menininho vou usar essas fotos como inspiração!

Vejam só que lindo:

quarto de menino - bege e verde

quarto de menino - bege e verde 2

Vejam só que graça esses quadrinhos:

quarto de menino - bege e verde 3

Detalhe da inicial do nome em cima da prateleira. Coisa mais fofa:

quarto de menino - bege e verde 4

quarto de menino - bege e verde 5

E aí, gostaram???

Fonte: http://www.alexandraabujamra.com.br/

29 pessoas curtiram.