Sinéquia dos Pequenos Lábios

Naked_Baby

Já ouviram falar sobre sinéquia dos pequenos lábios? Não? Então sentem aí que eu vou explicar! Hahahaha! Ok, não sou nenhuma expert no assunto, mas descobri o que esse nomezinho esquisito significa há pouco tempo e achei super importante vir aqui compartilhar com vocês, principalmente com as mamães de meninas.

Bom, sinéquia significa aderência/fusão. Então sinéquia de pequenos lábios nada mais é do que uma aderência dos pequenos lábios da vagina (ou pepeca, como minha sobrinha costuma dizer, rs).

Algumas semanas atrás, descobrimos que a baixinha tinha esse problema. Numa consulta de rotina o pediatra examinou a pepequinha dela e foi categórico: uma parte dos pequenos lábios está “fechadinha”. Como assim Doutor? Sempre fazemos a higiene bem bonitinha, conforme orientação recebida, e nunca percebemos nada! Pois é, muitas vezes é difícil perceber!

Como a Giulinha nunca apresentou nenhuma irritação ou infecção na região e eu também não sabia exatamente qual deveria ser o tamanho do “buraquinho” (rs), não imaginei que ela pudesse ter este tipo de problema.

Segundo o pediatra, isto ocorre devido à baixa produção de estrogênio nos bebês e crianças pequenas. E pelo o que ele falou, e também pelo o que eu li a respeito, este problema é muito frequente! Tanto é que acabei descobrindo que não só eu como minhas sobrinhas também “sofreram desse mal” (haha) quando bebês.

Só não entendo uma coisa: se é tão frequente, porque os pediatras e ginecologistas não divulgam tanto o assunto? O fato de muitas mães desconhecerem o problema é o que me motivou a escrever este post. O conhecimento precisa ser compartilhado! Então, cá estou!

Bom, o tratamento é simples. O médico receitou uma pomada chamada Premarin. A orientação era passar duas vezes ao dia (manhã e noite) durante dez dias. Depois desse período, era para passar apenas uma vez ao dia até descolar totalmente! Já estamos no décimo terceiro dia e já está quase 100%. Só falta uma parte mínima descolar! Mas já deu uma diferença enorme!

De qualquer forma, mesmo depois de separar totalmente, é necessário ficar observando e abrindo delicadamente os pequenos lábios para que não ocorra uma nova aderência. Se ocorrer, tem que voltar a usar a pomada!

Bom, espero ter ajudado de alguma forma! Acho super importante as mamães de meninas ficarem atentas a isso! É claro que cada caso é um caso e é sempre imprescindível consultar o médico caso tenha alguma dúvida ou note algo de diferente na região genital do bebê. Apenas quis repassar esta informação importantíssima e contar um pouquinho da nossa experiência.

Beijão.

*Imagem tirada daqui

21 pessoas curtiram.

Psicóloga. Apaixonada por cinema, viagens, gastronomia e decoração. Mamãe da Giulia.

Comentários

  1. mayling Diz::

    verdade a minha filha também teve esse probleminha e passei premarin e melhorou bastante.

  2. Náy Diz::

    Caramba…Eu nunca tinha ouvido falar desse problema…
    Obrigada por divulgar!

  3. fabi Diz::

    olá descobri essa semana q minha filha tbm tem sinéquia fikei muito aflita e levei ela ao pediatra q me falou q ela precisa de cirurgia fikei muito nervosa pois nunca tinha ouvido falar! mesmo assim fui a farmácia sem ele receitar e comprei premarim gostaria q vc me explicasse como posso aplicar em q local exatamente pois quero tentar resolver sem cirurgia porq ele me disse q a anestesia é geral e não gostaria de passar por isso! obrigado bjsss

    • Priscilla Diz::

      Fabi, pq vc não busca uma segunda opinião?
      A sua filhota tem quantos anos (ou meses)? E os pequenos lábios dela estão completamente fechadinhos ou só parcialmente?
      Normalmente os médicos recomendam o uso do premarin e só em último caso recorrem à cirurgia! =/
      Pra passar é bem simples, é só colocar uma pequena quantidade no seu dedo e passar na região que está fechada (nos pequenos lábios mesmo)…nada além disso!
      De qquer forma, procura um outro médico! E tenta ficar tranquila, vai dar tudo certo!
      Boa sorte!
      Depois se puder volta aqui pra me contar no que deu!
      Beijão

  4. Andrea Lucia Diz::

    oi , minha filha tambem esta patologia, desde bebe, usei a pomada conforme o medico me orientou mas, minha filha já esta com cinco anos e ainda tem a sinequia nos labios procurei tres pediatra que não me indicaram a cirurgia pois ela não cura, é um tiro no escuro a maioria das crianças não sao curadas pela cirurgia e a pela volta a grudar e fica mais grossa e dificil de descolar não sei o que eu faço pois não quero ficar usando esta pomada premarim e nem deixar o medico abrir no dedo é muito doloroso… se alguem tiver alguma dica pra me dar, por favor me digam … já não sei o que fazer…

    • Priscilla Diz::

      Nossa Andrea, não sabia que a cirurgia não era garantia de nada!
      Infelizmente não tenho nenhuma dica pra te dar, mas se souber de algo, pode deixar que venho correndo contar!
      Boa sorte!

Deixe seu comentário

*