O Renascimento do Parto – O Filme

Estréia hoje em Curitiba o filme O Renascimento do Parto. É um filme que aborda a necessidade de uma mudança na cultura do Brasil no que diz respeito ao nascimento dos nossos bebês. Para quem não sabe, o Brasil é o país que mais realiza cesáreas no mundo! Aqui cerca de 50% dos partos são feitos por meio de cirurgias abdominais enquanto a Organização Mundial da Saúde indica que essa porcentagem deve ser no máximo 20%. Essa porcentagem aumenta muito na classe média onde  de 80 a 90% das mulheres optam por cesáreas. Isso vem acontecendo por vários fatores, pela falta de informação e mitos sobre o parto normal/natural, por ser mais cômodo e muitas vezes mais lucrativo para os médicos realizarem cesáreas, deficiências no sistema de saúde para realizar partos normais/naturais realmente humanizados etc.

Eu conheço uma gestante francesa que vai ter seu bebê aqui no Brasil e ela comentou comigo chocada que não sabia que aqui era possível fazer cesárea assim, a torto e a direito, e que lá na França só fazem esse procedimento em casos onde a mãe ou o bebê correm riscos (reais, diga-se de passagem!). O obstetra dela claro que indicou a cesárea, assim como a maioria deles faz, mas ela vai fazer parto normal. Sim, pois pra ela (e ouso dizer que para o resto do mundo também), o normal é ter parto normal. Na realidade, o normal é respeitar a escolha da mulher, é permitir que ela tenha seu filho da maneira que ela se sente mais segura! Seja em casa, numa casa de partos, no hospital, parto natural, parto normal, cesárea, etc.

Confesso que fiquei feliz com o lançamento desse filme, muitos mitos estão sendo quebrados, muitas “verdades” impostas estão sendo questionadas. Estou apostando que muita coisa vai mudar. Precisa mudar!

Para ver o vídeo promocional do filme, que é um trailer estendido e muito explicativo, é só dar o play ali em baixo!

Aqui em Curitiba o filme vai ser exibido somente no Espaço Itaú que fica no Shopping Crystal. Eu e a Pri vamos na quarta feira que vem e estamos super ansiosas para assistir! Quem quiser ir com a gente está super convidado!

Para mais informações sobre o filme, locais e horários de exibição é só clicar aqui.

3 pessoas curtiram.

Formada em psicologia, amante da fotografia e super interessada em tudo que envolve mães e filhos.

Deixe seu comentário

*