Escovar os dentes – Uma tortura!

escovar dentes

Escovar os dentes da Giulia me dá uma dor de cabeça danada! Tem dias que é tudo tão difícil que a minha vontade é de jogar tudo pro alto e nunca mais escovar os dentes dela. Sério! É óbvio que nunca faria isso, nunquinha! Mas que dá vontade, dá!

Ter que realizar essa tarefa deliciosa – só que não – várias vezes ao dia é um martírio tanto pra mim quanto pra ela. E eu já tentei de TUDO (pelo menos acho que já) pra mudar essa situação, mas nada funciona.

Desde os cinco meses (fase em que nasceu o primeiro dentinho) eu luto para conseguir higienizar aquela boquinha da melhor forma possível. Morro de medo de cárie, portanto levo esse momento super a sério, nunca pulo uma escovação ou faço marromeno. Até porque a Giulia já tem dente pra dedéu – 12 no total, os oito incisivos centrais e laterais e os quatro primeiros molares, sem contar nos caninos que já estão começando a rasgar a gengiva! Então não dá pra bobear.

No começo, quando ela tinha poucos dentinhos, apenas os incisivos, era moleza. Apesar dela nunca ter sido fã desse momento e de gostar apenas de lamber a pasta de dente, era mega rápido higienizar a boquinha da forma adequada, mas com o passar do tempo as coisas foram se tornando cada vez mais difíceis.

Como já falei antes, peguei mil dicas de como tornar essa “obrigação” (sim, aqui em casa não considero como opção e não cedo ao chororô da Giulia) num momento prazeroso ou simplesmente viável, e tentei de TUDO (na verdade, continuo tentando). Já plantei bananeira, me vesti de palhaço, dei cambalhotas e enfiei uma melancia na cabeça e NADA resolveu. Haha. Brincadeirinha. Deixa-me contar as técnicas que utilizei (e continuo utilizando, sem sucesso. rs):

  • Deixá-la escovar sozinha e depois finalizar a escovação – Em primeiro lugar, ela não escova sozinha. Já expliquei mil e quinhentas vezes como se faz, mas ela só quer saber de lamber a pasta, morder o cabo e arrancar os tufos. Nessa brincadeirinha já foi uma penca de escovas de dente direto pro lixo. Mas até aí tudo bem, o problema é que quando chega a minha vez de escovar, ela simplesmente não deixa. Chora, berra, se debate, me bate, morde a escova para que eu não consiga mexê-la dentro da boca e por aí vai.
  • Escovar os dentes dela primeiro e depois entregar a escova para que ela “finalize” a escovação (leia-se: para que ela brinque com a escova) – Idem ao item acima, só muda a ordem das coisas.
  • Escovar os meus dentes na frente dela e mostrar como isso é mega bacana, divertido e formidável – Ela adora me ver escovar os dentes, dá até risada. Mas quando vou escovar os dela, adivinhem o que acontece?!
  • Cantar música, fazer cócegas, brincar de alguma coisa que ela goste (e normalmente se diverte) enquanto escovo os dentes – Raramente ela dá uma risadinha, abre um pouco mais a boca e eu consigo mexer minimamente a escova. Normalmente também não surte muito efeito.
  • Deixá-la segurar a escova junto comigo e escovarmos juntas – Até comprei uma escova da MAM com cabo longo para que isso fosse possível. Mas não rola! Ela não deixa, fica querendo segurar a escova sozinha, querendo arrancar pedaços do silicone e ainda fica super irritada se eu não deixar.
  • Deixá-la escovar os meus dentes ou o do papai enquanto escovamos o dela – Ela até “escova” os nossos dentes super bonitinha, faz até “barulhinho” que imita a escovação, mas não deixa escovarmos o dela.
  • Brincar de escovar os dentes da boneca e depois disso tentar escovar o dela – Preciso repetir? Hahaha. Quando chega a vez dela, a criaturinha vira um bicho!

Não sei mais o que fazer, de verdade. Tento manter a paciência. Tem dias que estou super calma, que a resistência dela não me afeta e eu demoro o tempo que for necessário para conseguir fazer a escovação bem feita. Mas tem dias que quero explodir. De qualquer forma não brigo com ela, só deixo claro que escovar os dentes não é opcional e que faremos isso todos os dias.  Chorando ou não, gostando ou não, ela tem que escovar!

Ain, mas tudo o que eu queria é que ela curtisse ou que, pelo menos, não tornasse esse momento tão dramático, sabem?

Bom, mas só me resta continuar tentando. Continuar plantando bananeira e me vestindo de palhaço. Quem sabe um dia o quadro muda, não é mesmo?

E vocês, também passam por isso?

10 pessoas curtiram.

Psicóloga.
Apaixonada por cinema, viagens, gastronomia e decoração.
Mamãe da Giulia.

Comentários

  1. fernanda Bugs Diz::

    Priii adorei o post..super verdade..! Eu consegui solucionar o problema lá em casa…Mas tbm foi barra.
    Primeiro….sanar a birra…quando começava o chororo eu explicava..explicava e explicava…se não parasse, colocava no cantinho do pensamento, quando se acalmava, explicava novamente que iriamos escovar os dentes do Alipio (cavalo do cocorico) e os do be…isso com parcimonia …hhaa que paciência é necessário. Tem um dvdv do cocoricó que tem uma música..
    “Escovar os dentes”..ajudou demais…até hoje cantamos a musica para escovar!
    Eu iniciei este processo com 10 mese…em 2 meses tudo se acalmou…claro que quando estamos na rotina, ja temos que ir avisando..Qutemos este habito de preparar o Benjamin para o proximo passo, e la em casa até o remédio é tranquilo!

    Beijo amiga, espero que ajude e lembre-se!
    Sua pequena é um biscoito lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
    Saudade

  2. Flor, faço suas as minhas palavras.. passo todos os dias pelo mesmo processo, meu Davi tem quase dois aninhos e todos os dentinhos, mas não deixa de jeito nenhum escovar os dentinhos… e eu já tentei isso tudinho que você citou acima e a reação dele é a mesma! Fecha a boca, morde a escova, chora, se debate, e por ai vai…. Quem sabe um belo dia isso muda! Enquanto isso vamos exercitando nossa paciência! =]

    • Priscilla Diz::

      Jacque, jura que vc tbm passa pelo mesmo????? Achei que estava sozinha nesse mundo, que tinha sido premiada, sei lá…hahaha!
      Mas haja paciência né? rs.
      Prometo que se um dia algo funcionar aqui em casa eu volto correndo pra te contar ok? hehe.
      Boa sorte pra gente!
      Um Beijo!

  3. Ana Clara Diz::

    Priscilla adoro seu blog, é muito bom ter um espaço para compartilhar experiências, no meu caso, muitas vezes tirar duvidas, tenho uma filha com 7 meses, ela tem um dentinho, e também não deixa escovar, sempre morde a escova e trava a boca, mas continuo tentando, uma hora ela vai deixar, espero. Beijos

    • Priscilla Diz::

      Oi Ana! Puxa, obrigada pelo carinho!
      Muito bom saber que vc curte o blog. 😉
      Ainn, tomara que as coisas melhorem para nós duas. Pq não é fácil viu!
      E vc já tentou alguma técnica (ou todas)? Tbm não funcionou por aí?
      Beijos querida e apareça sempre por aqui!

Deixe seu comentário

*