Dicas de presentes para a maternidade

Quando a Giulinha nasceu eu recebi muitas visitas, muito mais do que em casa! E junto com as visitas vieram vários presentinhos, tanto pra mim quanto pra pequena. Ganhamos de tudo: Eu – flores, chocolates, pingente de menininha, etc. Ela – roupinhas, conjunto de pratos e talheres, mordedores, sapatinhos, etc.

Confesso que fiquei um tanto surpresa de ter ganhado tanta coisa, afinal já tinha recebido muitos presentes durante a gravidez, principalmente no chá de bebê. Mas foi super gostoso, quem não gosta de um mimo né? Especialmente num dia tão importante da sua vida!

Adorei tudo o que nós duas ganhamos, mas o que mais me emocionou foi o carinho das pessoas que foram nos visitar!

Acho que ninguém tem obrigação de dar nada, principalmente se já deu algum presentinho antes, o que vale mesmo é o amor, o carinho e a energia positiva que está transmitindo ali no dia!

De qualquer forma, pra ajudar aqueles que querem presentear uma amiga ou alguém da família que acabou de ter neném, mas não tem a mínima ideia do que levar na maternidade, resolvi dar umas dicas de coisas bacanas e coisas não tão bacanas assim pra se levar!

Em primeiro lugar, evite dar flores! Eu amo flores e acho um presente lindíssimo e que, na maioria das situações, não tem erro. Mas nesse caso, pode ser furada! No dia em que a Giulia nasceu a Camila nos presenteou com um arranjo LINDO! O mais bonito que já ganhei até hoje! Mas, infelizmente, não era permitido subir com arranjos! Em algumas maternidades eles até liberam a entrada, desde que as flores fiquem no corredor, fora do quarto! Mas onde eu ganhei a Giulia, nem isso podia! Era estritamente proibido! Tanto eu quanto a Came ficamos bem tristinhas, mas o maridão tirou uma foto bem bonita pra eu poder ver depois e quando viemos pra casa, o arranjo deu vida e beleza para o nosso lar durante muitos dias! Eita flor resistente…hehe! Cheia de vontade de viver! Mas cuidamos com muito carinho também!

Em segundo lugar, evite dar bombons e chocolates em geral! Muitas mães optam por fazer certas restrições alimentares por causa da amamentação. Tudo bem que esse assunto é um tanto controverso, afinal alguns médicos afirmam se tratar de um mito a afirmação de que o chocolate dá cólicas no bebê. Meu próprio obstetra e a pediatra da Giulia disseram não ter problema algum eu comer. É claro, isso não significava que eu podia me entupir de chocolates, mas comer um pouco não faria mal algum à pequena! Então, não me privei. Mas tem muitas mamães que não comem de maneira alguma, então é melhor evitar!

Em relação às coisas bacanas de se levar, a lista é imensa, mas selecionei o que considero mais interessante:

Para o Bebê:

  • Roupinhas – Roupas são sempre bem vindas. Mas lembre-se: A criança já nasceu e a mãe passou nove meses preparando todo o enxoval. É bem provável que ela já tenha uma quantidade boa de roupinhas para os primeiros meses. Então dê preferência aos tamanhos maiores;
  • Sapatinhos – Também dê preferência aos tamanhos maiores, até porque bebê muito novinho não precisa de sapatos;
  • Paninhos de boca – Nunca são demais! Nunca mesmo! Comprei e ganhei VÁRIOS e agora, quase nove meses depois, já preciso comprar novos;
  • CDs com músicas infantis – Pode ser algum da coleção MPBaby, da Mini Disney e Adventures In ou qualquer outro que você considere interessante;
  • Livro Infantil – Eu acho um presente super original, pois as pessoas não costumam dar livros de presentes para recém-nascidos. Eu amo livrinhos e acho super bacana estimular desde cedo o gosto pela leitura. Desde que a Giulia nasceu eu e meu marido eventualmente lemos um livrinho pra ela, mesmo ela não entendendo bulhufas e fazendo de tudo pra colocar o livro na boca! Haha;
  • Mordedores – Acho que mordedor também nunca é demais. O bebê usa bastante pra coçar a gengiva e acho bacana ter vários de formatos diferentes para oferecer ao bebê.
  • Naninhas – Apesar da Giulia não dormir com nenhuma, acho a coisa mais fofa!
  • Bodys enrolados de formas divertidas Cupcakes, pirulitos e flores.

body cupcake

Fonte

 

body pirulito

Fonte

 

buque body

Fonte

 

Para a Mamãe:

  • Pingente de menininho ou menininha – É possível dar só o pingente ou dar o pingente junto com a correntinha;
  • Produtos para o corpo – Creme hidratante pós-parto, sabonete líquido esfoliante, Gel relaxante para pernas e pés, Óleo corporal, etc.;
  • Vale presente de massagem em um Centro de Estética - Aqui em Curitiba existe o Centro de Shiatsu Tereza Zanchi. São várias unidades, que estão localizadas nos principais shoppings daqui. Eles fazem diversos tipos de terapias: quick massage, Shiatsu relaxante, reflexologia e, até mesmo, Shantala. Já fiz quick massage algumas vezes lá e adorei! É claro que no começo as mamães não podem se dar ao luxo de largar tudo pra fazer uma “massaginha”, mas depois que as coisas se acalmam é super possível e aconselhável.
  • Livros sobre maternidade e os primeiros anos de vida do bebê – Existem mil opções: A bíblia do bebê; A vida do bebê; A encantadora de bebês; O bebê – primeiro ano de vida; Um bebê em casa; etc.

Existem outras opções também, como: biscoitos artesanais; canecas ou almofadas com frases do tipo: “Super Mãe”; um cartão daqueles bem fofos desejando felicidades; etc.

O que é bacana de se lembrar é que os pais terão que voltar pra casa com muita coisa: bebê, malas, documentos e todos os presentes! Então não exagere no tamanho da lembrança! Se quiser dar algo muito volumoso, deixe para entregar em casa! Pense, é só um mimo, uma simples lembrancinha!

O importante na verdade é o carinho que você vai transmitir pra aquela nova família que está se formando!

 

 

 

 

2 pessoas curtiram.

Psicóloga. Apaixonada por cinema, viagens, gastronomia e decoração. Mamãe da Giulia.

Comentários

  1. Camila Diz::

    Ai, que lindo! Mas nem me lembre. E eu ainda escolhi um arranjo pensando em combinar com o quartinho da Giulia! Que bom que ele alegrou a casa de vocês pelo menos hehe. Agora já sei, flores nunca mais =D

  2. Tati Diz::

    Nossa, adorei as dicas!

    Beijos…

Deixe seu comentário

*