Comidinhas para pegar com as mãos!

Faz algum tempo que tenho o costume de oferecer à Giulia comidinhas que ela possa comer com as mãos: pedaços de pão, frutas, pedacinhos de carne, bolinho de arroz, etc.

Ela adora comer sozinha (como qualquer bebê da sua idade) e eu acho super importante incentivá-la! Creio que logo logo ela terá a coordenação motora necessária para usar os talheres, mas enquanto isso não acontece deixo ela se divertir com as próprias mãos.

Pelo o que andei pesquisando, é fundamental a criança passar por esse processo, pois além de incentivar o apetite, pela descoberta das diferentes texturas dos alimentos, ajuda no seu desenvolvimento motor fino.

É claro que alguns cuidados devem ser tomados, como: não deixar a criança comendo sozinha, sem supervisão e não oferecer pedaços muito grandes, evitando o risco dela se engasgar.

Aqui em casa, hoje em dia, não me preocupo tanto com o tamanho do alimento, a Giulia mastiga super bem (já tem doze dentinhos) e quando coloca um pedaço muito grande na boca e vê que não vai conseguir comer, logo cospe fora. Então vai de cada mãe perceber e respeitar o tamanho da boquinha do seu filho, bem como sua capacidade de mastigação.

Os alimentos saudáveis (os verdadeiros Fast food) que mais fazem sucesso aqui com a baixinha são:

  • Tomate uva – Sweet Grape – Esse eu costumo cortar na metade para evitar engasgos, não pelo tamanho, mas pelo formato e por deslizar na boca muito fácil! Sem dúvida, é o alimento que a Giulia mais ama nessa vida (tirando o leitinho da mamãe, é claro!). hahaha!

tomate uva

  • “Arvorezinha” de Brócolis Japonês

Brocolis-Japones

  • Uva – Sem caroços e cortada ao meio para evitar engasgos

uvas

  • Cenoura em palito (levemente cozida)

cenoura palito

  • Uvas passas – Ela ama! Pega com os dedos e come bem bonitinho! Mas já ouvi falar que é meio perigoso, que o risco de asfixia é alto! Será? Se for parar pra pensar, nenhum alimento é seguro…rs!

Uvas passas

  • Ervilhas Congeladas – que eu descongelo para oferecer a ela, é claro! rs

ervilhas-congeladas

  • Ervilha Torta

ervilha torta

  • Morangos

morangos

Existe mais uma infinidade de alimentos que ela come com as mãos, mas esses são os preferidos!

E vocês, também incentivam os bebês a comerem com as mãos? E quais os alimentos preferidos deles?

5 pessoas curtiram.

Psicóloga. Apaixonada por cinema, viagens, gastronomia e decoração. Mamãe da Giulia.

Comentários

  1. Karina Diz::

    Adorei as dicas, vou oferecer para meu filhote!!!
    bjnho

  2. Monica Lopes Diz::

    Esse post me lembrou de um video que eu vi esses dias sobre o metodo BLW (baby-led weaning). Um bebê de 6 meses comendo uma coxa de frango, sozinho! (www.youtube.com/watch?v=zzPMAJCPhmA)
    Me deu um negócio, até!
    No ensaio de seis meses do Arthur dei a manga pra ele comer com as mãos. Morri de medo dele engasgar, mas a gente subestima demais esses nenéns… Eles dão conta!
    Acho que é legal também eles conhecerem a textura do que estão comendo, afinal eles comem sem nem ter noção do que está sendo colocado na boca. Isso não deve ser lá muito agradável.
    A sujeira no final a gente releva, pois sabe que é algo bom pra eles!

    • Priscilla Diz::

      Hahaha…que engraçado ele comendo a coxa de frango!
      Com sete meses, mais ou menos, eu já dava umas frutas inteiras para ela segurar e comer com a mão (banana, manga, pêra, maça) e “árvorezinha” de brócolis/couve-flor, etc. Mas frangão assim não dava não, hoje em dia beleza, mas antes não! Hahahaha.

Deixe seu comentário

*