Ensaio Arthur – 7 meses

 Mais um ensaio dessa gostosura! Estou amando acompanhar e registrar o crescimento do Arthur, é uma delícia ver cada etapa do desenvolvimento, cada conquista desse baixinho. E nesse mês ele mostrou que tá cada dia mais esperto e que já tá quase aprendendo a engatinhar! Um fofo!

Como Curitiba nos presenteou com um lindo dia de sol, aproveitamos para fazer as fotos ao ar livre!

E já que o sol continua brilhando, aproveito pra desejar um lindo final de semana pra todos vocês!

Beijo

250813_arthur_7_meses_camila_dorazio_01 250813_arthur_7_meses_camila_dorazio_02 250813_arthur_7_meses_camila_dorazio_03 250813_arthur_7_meses_camila_dorazio_04 250813_arthur_7_meses_camila_dorazio_05 250813_arthur_7_meses_camila_dorazio_06 250813_arthur_7_meses_camila_dorazio_07 250813_arthur_7_meses_camila_dorazio_09 250813_arthur_7_meses_camila_dorazio_10 250813_arthur_7_meses_camila_dorazio_11 250813_arthur_7_meses_camila_dorazio_12

4 pessoas curtiram.

Ensaio Arthur – 6 meses

Parece que foi ontem que esse pequeno nasceu! O tempo passa rápido demais depois de uma certa idade haha. E passou tão rápido que o Arthur já tá experimentando suas primeiras frutinhas. No dia desse ensaio registrei as aventuras do Arthur com a manga e tenho uma reclamação a fazer… Justo manga Moni?! Num universo de milhares de frutas maravilhosas você escolheu justo a manga no dia que EU fui tirar as fotos?! Passei vontade no dia, passei vontade tratando as fotos e agora escrevendo esse post minha boca enche de água haha. Sim, amo manga mas sou alérgica para minha tristeza.

Mas valeu a pena passar tantas vontades, amei esse ensaio! Espero que vocês gostem também!

280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_01 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_02 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_03 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_04 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_05 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_06 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_07 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_08 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_09 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_10 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_11 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_12 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_13 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_14 280713_arthur_6_meses_camila_dorazio_15

7 pessoas curtiram.

Parede para as crianças desenharem!

Que tal providenciar uma parede para as crianças desenharem a vontade?

Pra quem não sabe, o desenho é extremamente importante para o desenvolvimento infantil. Além de ser uma forma da criança se expressar, transformando suas experiências e emoções em cores, traços e formas, é fundamental para a estimulação de vários aspectos cognitivos, como: atenção, percepção, linguagem, raciocínio, etc.

Portanto, o desenho deve ser MUITO incentivado. Seja na escola ou em casa!

Infelizmente, muitos pais desencorajam seus filhos a desenharem e acreditam que o desenho nada mais é do que um simples passatempo. Já trabalhei bastante com crianças e já escutei várias histórias de pais reclamarem que os filhos desenhavam demais na escolinha e que deveriam fazer algo mais produtivo! No próprio consultório, certa vez uma mãe me questionou: Compensa eu pagar a consulta para o meu filho vir aqui desenhar com você? Apesar de não parecer (esse é um dos problemas da escrita), ela me perguntou de forma super carinhosa, apenas por não entender – de fato – a importância do desenho (nesse caso, para fins de intervenção psicológica).

Vejo que muitos pais ainda não se deram conta de que o “simples” desencorajamento (através de palavras e atitudes que, muitas vezes, passam despercebidas) contribui para o bloqueio de vários outros processos importantes na infância, como a fantasia e a criatividade.

Ok, mas o intuito do post nem é esse! Haha! Queria apenas dar algumas dicas bacanas de como transformar uma parede qualquer em um belo “quadro” para as crianças desenharem.

Aqui em casa quero muito estimular a baixinha a soltar a criatividade dela! Já tenho dado, de vez em quando, papel e giz de cera para ela ir se familiarizando com o negócio. Hehe! Até que sai uns rabiscos, mas a coordenação motora necessária pra este tipo de atividade ainda não está muito bem desenvolvida, fora que – vira e mexe – ela quer comer o giz de cera. Mas tudo bem, faz parte! rs.

Mais pra frente, quando ela estiver maiorzinha, quero colocar em prática alguma dessas ideias que vou mostrar hoje pra vocês! Quero que ela tenha um espaço grande – e só dela – para rabiscar, colorir, desenhar, escrever.

Contei a ideia pro meu marido e ele disse: “ah, mas podemos comprar um quadro, não precisa ser necessariamente uma parede!”. Mas a graça é desenhar na parede, ora bolas! Hahaha. E vai dizer que não é o sonho de toda criança?

É claro que ela poderá desenhar também em papéis, cadernos, caixas de papelão, etc. Mas acho que ter um espaço na parede vai ser bem bacana, vocês também não acham?

Não preciso nem dizer que regras e limites devem existir né? Óbvio que a criança não pode sair pintando tudo por aí! É preciso deixar bem claro onde ela pode e onde ela não pode desenhar.

Bom, mas vamos ao que interessa.

Parede Quadro Negro:

1

Demais né? Pra transformar a parede em um quadro negro é bem simples, basta usar uma tinta específica. O processo de pintura é igualzinho a qualquer outra tinta convencional. Se optar pela Coral, a tinta que você deve procurar se chama Esmalte Sintético Coralit Fosco. Se optar pela Suvinil, procure pela Suvinil Esmalte Fosco.

Para desenhar, usa-se o giz e para apagar, um pano úmido! Acho que apagador também deve servir!

Outras fotos para servir de inspiração (tiradas todas do Google Imagens):

2

3

5

7

4

10

8

Parede Lousa Branca:

11

12

Essa ideia genial achei nesse site aqui. Para conseguir esse efeito, basta colar na parede um adesivo vinílico. Veja só o passo a passo completinho.

Para escrever, usa-se caneta específica para quadro branco e para apagar, um simples paninho!

Mais fotos (também tiradas do Google Imagens):

13

14

Parede Papel Kraft (pardo):

Essa ideia é mais simples, mas não deixa de ser tão bacana quanto as outras!

Basta cobrir uma parede com papel Kraft. As crianças podem desenhar com qualquer tipo de material: canetinhas, lápis de cor, giz de cera, etc. E o papel pode ser trocado sempre que achar necessário.

15

Imagem tirada do blog Roteiro Baby.

16

Imagem tirada do blog Potencial Gestante.

E aí, o que acharam?

10 pessoas curtiram.

Comidinhas para pegar com as mãos!

Faz algum tempo que tenho o costume de oferecer à Giulia comidinhas que ela possa comer com as mãos: pedaços de pão, frutas, pedacinhos de carne, bolinho de arroz, etc.

Ela adora comer sozinha (como qualquer bebê da sua idade) e eu acho super importante incentivá-la! Creio que logo logo ela terá a coordenação motora necessária para usar os talheres, mas enquanto isso não acontece deixo ela se divertir com as próprias mãos.

Pelo o que andei pesquisando, é fundamental a criança passar por esse processo, pois além de incentivar o apetite, pela descoberta das diferentes texturas dos alimentos, ajuda no seu desenvolvimento motor fino.

É claro que alguns cuidados devem ser tomados, como: não deixar a criança comendo sozinha, sem supervisão e não oferecer pedaços muito grandes, evitando o risco dela se engasgar.

Aqui em casa, hoje em dia, não me preocupo tanto com o tamanho do alimento, a Giulia mastiga super bem (já tem doze dentinhos) e quando coloca um pedaço muito grande na boca e vê que não vai conseguir comer, logo cospe fora. Então vai de cada mãe perceber e respeitar o tamanho da boquinha do seu filho, bem como sua capacidade de mastigação.

Os alimentos saudáveis (os verdadeiros Fast food) que mais fazem sucesso aqui com a baixinha são:

  • Tomate uva – Sweet Grape – Esse eu costumo cortar na metade para evitar engasgos, não pelo tamanho, mas pelo formato e por deslizar na boca muito fácil! Sem dúvida, é o alimento que a Giulia mais ama nessa vida (tirando o leitinho da mamãe, é claro!). hahaha!

tomate uva

  • “Arvorezinha” de Brócolis Japonês

Brocolis-Japones

  • Uva – Sem caroços e cortada ao meio para evitar engasgos

uvas

  • Cenoura em palito (levemente cozida)

cenoura palito

  • Uvas passas – Ela ama! Pega com os dedos e come bem bonitinho! Mas já ouvi falar que é meio perigoso, que o risco de asfixia é alto! Será? Se for parar pra pensar, nenhum alimento é seguro…rs!

Uvas passas

  • Ervilhas Congeladas – que eu descongelo para oferecer a ela, é claro! rs

ervilhas-congeladas

  • Ervilha Torta

ervilha torta

  • Morangos

morangos

Existe mais uma infinidade de alimentos que ela come com as mãos, mas esses são os preferidos!

E vocês, também incentivam os bebês a comerem com as mãos? E quais os alimentos preferidos deles?

5 pessoas curtiram.

Ensaio Arthur – 5 meses

Mais um mês se passou e o Arthur cada dia mais fofinho! Esse ensaio foi meio difícil de sair mais saiu, primeiro que remarcamos a data, depois eu estava sem idéias do que fazer e a Moni (minha amiga e mãe dessa delicinha) também não conseguia pensar em nada! Haha. Como eu sou louca por fotos em preto e branco, decidi então que faria um ensaio todo em preto e branco e só. Chegando na casa da Moni levei um susto com o tamanho desse menino e com as coisinhas que ele já conseguia fazer! Pois é, o Arthur fez questão de me mostrar que já estava quase sentando sozinho, que descobriu que brincar com os pés é bem legal e que aprendeu mil e uma caretas novas (pensem na pessoa aqui se derretendo). Então escolhemos as roupinhas do Arthur, escolhemos alguns brinquedinhos,  fizemos um fundo preto e um branco e tchanannn, as fotos saíram assim:270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_01 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_02 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_03 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_04 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_05 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_06 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_07 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_08 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_09 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_10 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_11 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_12 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_14 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_15270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_13 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_16 270613_arthur 5 meses_camila_dorazio_17

5 pessoas curtiram.