16 Brincadeiras para chá de bebê

Brincadeiras para chá de bebê

Quem está preparando o seu chá de bebê aí?! Esse post é pra você!

Essa semana eu e a Pri estamos ajudando nossa queridíssima amiga Monica a organizar o chá de bebê do tão esperado Arthur. A Pri tá ajudando com a parte da decoração da festa e eu fiquei com a missão de ajudar a mamãe a organizar as brincadeiras. Nada mais justo do que compartilhar com vocês essa experiência!

Eu tenho ajudado algumas amigas a organizar as brincadeiras em seus chás de panela ou de bebê e tenho percebido que elas tem se batido um pouco em relação a isso, principalmente porque hoje em dia ninguém quer sair toda pintada batom, melecada de tinta guache e enrolada em papel higiênico (Eu ia dizer que não tenho nada contra isso pra não ficar chato, mas sinceramente… tenho tudo contra! É muito feio e constrangedor esse tipo de “brincadeira” gente! Haha).  Além disso eu tenho percebido uma grande preocupação em fazer brincadeiras com as convidadas, onde elas interajam entre si e a diversão seja geral!  Então eu resolvi fazer uma mega lista com as brincadeiras mais legais que eu encontrei. ( A Pri já fez um post sobre isso com as brincadeiras que ela fez no chá de bebê da Giulia e mandou algumas sugestões para nos ajudar, coloquei elas nessa lista também!)

*Quanto à quantidade de brincadeiras, eu tenho percebido que 4 brincadeiras, no máximo 5, são suficientes. Se você for fazer a brincadeira da abertura dos presentes lembre-se que isso toma bastante tempo e que talvez você não precise de mais brincadeiras, tudo depende da quantidade de presentes. Mas independente das brincadeiras que você escolher, é sempre bom ter 1 ou 2 brincadeiras na manga para qualquer eventualidade.

Mas vamos à lista:

  • Abertura dos presentes diferente:Cada convidado que for chegando entregar um post it e caneta pra que ele escreva alguma situação que viveu com a mamãe ou dicas que falem quem ele é mas sem deixar muito explícito, colar o post it no presente e coloca-lo na cesta de presentes. A mamãe terá que acertar quem deu o presente a partir daquelas dicas. Se ela errar paga uma prenda, se ela acertar a convidada paga prenda. Ex. de prendas cantar uma canção de ninar, recitar uma canção infantil, imitar bebê chorando, falar nomes de filmes que mostrem grávidas, contar histórias infantis, etc.
  • Palavras com letras misturadas: Entregue uma folha com palavras relacionadas a bebês, cujas letras estão misturadas. A equipe que colocar todas as palavras em ordem primeiro é a campeã. Exemplo de uma palavra: eicoru = Cueiro, raldfa = fralda.
  •  A chupeta escondida: Esconder uma chupeta em algum lugar e falar para convidados procurarem. Quem achar ganha um brinde.
  • “ Raul Gil”: Os grupos devem dizer, por exemplo “coisas que encontramos no quarto do bebê com a letra B”, “nomes de meninas com a letra T”, “coisas que encontramos em uma festa infantil com a letra C”. O grupo que não conseguir responder, é eliminado.
  • Combine as meias: Jogue 10 pares de meia de bebê dentro de uma caixa e misture bem. Depois, cronometre o tempo que cada pessoa leva para combinar os pares. Tente repetir cores para a brincadeira não ficar tão fácil. Cada participante tem um minuto. Depois, os 10 pares ficam para a futura mamãe colocar no bebê. (Dá pra montar grupos e dar um brinde ao grupo vencedor).
  • A Fralda Surpresa: No começo da festa pregue uma fralda pequena (molde em papel) na roupa dos convidados e diga-lhes que mais tarde saberão sobre o que se trata. No final da festa peça para todos abrirem as fraldas. Uma delas estará “premiada” com chocolate. O sortudo ganha um prêmio.
  • Brincadeira das “Mães Famosas”: Você vai precisar de folhas de papel e caneta. Dividam-se em times se forem muitas pessoas ou faça individualmente. Cada time ou pessoa tem que escrever o maior número de mães famosas. Podem ser brasileiras ou estrangeiras. Dê um tempo de três minutos. A que tiver escrito o maior número de nomes ganha. O prêmio pode ser chocolates. (Dá pra fazer com grávidas famosas do ano)
  • Nome estranho: Peça para os convidados escreverem os nomes mais estranhos que já conheceram. Depois faça uma votação. Vocês vão morrer de rir com o resultado.
  • Brinde na cadeira: Antes de iniciar o evento cole embaixo de algumas cadeiras um papel escrito “vale brinde”, quem estiver sentada numa dessas cadeiras ganha um brinde.É uma brincadeira usada em várias ocasiões mas a Pri fez no chá dela e as convidadas adoraram! Inclusive eu que levei um brinde super fofo!
  • Brincadeira “Adivinha quantos alfinetes”: pegue um pote e coloque vários alfinetes de fralda. Vá passando entre as participantes e cada uma tem que adivinhar quantos alfinetes estão dentro do pote. A que acertar ou chegar mais perto do número exato, ganha e recebe um presentinho.
  • Bebê internacional:  Os convidados receberão uma lista com a palavra bebê escrita em 10 idiomas diferentes, eles devem relacionar a palavra ao seu idioma.O convidado que o fizer corretamente primeiro ou quem acertar mais, ganha! Para entender melhor a brincadeira e imprimir a lista das palavras e seus idiomas clique aqui.
  • Adivinhe o tamanho da barriga: Passe entre os convidados uma fita, uma tesoura e uma caneta. Cada convidado deve cortar um pedaço da fita que acha que corresponde ao tamanho da barriga da gestante e colocar o seu nome nela. Depois que todos fizerem este procedimento, a gestante deve experimentar cada pedaço de fita e quem mais se aproximar do tamanho real ganha um brinde!
  • Pense rápido: Entregue papel e caneta aos convidados e dar 30 segundos para eles escreverem alguns itens que o bebê necessita (mamadeira, chupeta, babador, fralda, lenço umedecido,etc.). Quem conseguir escrever mais itens ganha um brinde.
  • Mensagem para a mamãe:  deixe uma mesa separada com caneta, cartões de recado e uma caixa tipo urna, lacrada. Convide os participantes a escreverem mensagens para a mamãe e as colocarem na urna. A mamãe leva a urna para casa no fim do evento e poderá ler os recados carinhosos que todos deixaram. (Essa é uma graça!)
  • Fralda Suja: Você vai precisar de 4 fraldas limpas e uma suja de chocolate derretido. Coloque uma música e peça para rodarem as fraldas de mão em mão, quando a música parar quem estiver com a fralda suja ganha o presente.
  • Quiz sobre a mamãe: Dividir os convidados em equipes e fazer perguntas sobre a mamãe para as equipes responderem. A equipe que acertar mais perguntas ganha. Você pode baixar alguns exemplos de perguntas no link abaixo. Elas são muito legais gente, super engraçadas e algumas dificílimas, vai render muita risada. Vale a pena conferir!

Quiz sobre a mamãe

 

E aí mamães? Gostaram? Conhecem alguma brincadeira diferente?

89 pessoas curtiram.

Formada em psicologia, amante da fotografia e super interessada em tudo que envolve mães e filhos.

Comentários

  1. Fran Tomio Diz::

    Eu detestava que pegassem em minha barriga, pq as pessoas não se contentam em apenas fazer carinho, elas erguem sua roupa, beijam…. enfim eu sou chata e não gostava! No meu chá fui de vestido pra ninguém me pintar e muito menos erguer minha roupa. Tivemos a dança das cadeiras, adivinhar quantos alfinetes, lista do que o anjinho precisa, mas oq elas mais gostaram foi o Bingo, e lógico com brindes para as convidadas. Todos se divertem a mãe não perde meia hora se limpando e damos muitas risadas!!!! Amei o post! Beijos meninas!!!

    • Camila Diz::

      Oi Fran!!!
      Muito boa a sua estratégia de ir de vestido! haha. Tem gente que não consegue perceber que a gente não curte certas coisas e temos que dar nosso jeitinho pra que ninguém faça o que a gente não gosta né?!
      O bingo é super legal mesmo, quem não gosta né?! hehe.
      Beijo em vc e na Maria Clara!

      • Sidinéia Diz::

        Nossa q legal deve ter sido seu chá de bebê…depois vc podia me passar mais detalhes de como fazer o tal bingo….vou ir de vestido…pois minha barriga jah tem muitas estrias da primeira gestação rsrsrs
        vc pode mandar o bingo pra imprimir…bjus

  2. Fabrisse Diz::

    Oi querida, adorei as ideias, no meu primeiro cha teve muita brincadeira de sujar e pintar o rosto,barriga etc.. Nao gostei muito mas me diverti, afinal ver os amigos dando risadas foi legal ,e logico ganhei muitos presentes lindos. Mas esse agora estou num momento diferente e nao quero nada de sujar os convidados e me sujar, quero curtir o cha da Livia com minhas amigas de forma engracada e divertida!! Bjsss

    • Camila Diz::

      Oi Fabrisse,
      Eu concordo com você, as coisas mudam com o passar do tempo. Há alguns anos atrás a coisa mais legal do mundo era pintar e sujar a mamãe, hoje o legal é todas as convidadas participarem e se divertirem!
      Espero que o chá da Lívia seja lindo e super divertido!
      Beijos

  3. Tayane Leite Silva Diz::

    Ameiiiiiiiiiiiiiii as brincadeiras de vocês são muito boas,minha amiga vai fazer um chá de bebê e eu já peguei algumas idéias de vocês para nós podermos fazer obrigado e um grande beijo pra vocês!!!

  4. Mariana Diz::

    To adorando as dicas
    Gostaria de compartilhar com vocês um blog que achei com lembrançinhas de casamentos chás de bebez, festinhas que são umas graçinhas!!
    http://biancakesdoces.blogspot.com.br/

    • Camila Diz::

      Oi Mariana!
      Muito fofinhas essas sacolinhas né?! Acho que em breve vou fazer um post com sugestões de lembrancinhas pra chás de bebê e maternidade, fique ligada!
      Beijos e obrigada pela dica!

  5. adorei as brincadeiras. fiquei de ser a ‘animadora’ do chá de panela da minha irmã agora serei do chá de bb. e acho que ela vai gostar das surpresas que farei pra ela e com suas dicas ficará ainda mais legal.
    bjoos :)

    • Camila Diz::

      Oi Leslie!
      Espero que sua irmã goste das brincadeiras! Vocês já escolheram as lembrancinhas? Fizemos um post sobre isso, é só clicar aqui. E nesse post tem uma decoração linda para se inspirar!
      Um beijo

  6. Aline Diz::

    gostei muito das brincadeiras estarei fazendo o meu em breve e as dicas foram muito boas

  7. mayara rocha Diz::

    gostei das dicas

  8. Daniele Diz::

    Estou gravida do meu segundo filho e estou pensando muito em fazer um chá de bebe. Na minha primeira gravidez, optei por não fazer, estava traumatizada com o meu chá de panela um ano antes. No dia do chá de panela, me senti a verdadeira palhacinha da mão dos convidados, sai toda pintada de batom, eu realmente não gostei.
    Bom agora com essas ótimas dicas de brincadeiras, vejo que tem muitas que não precisamos ser uma verdadeira palhacinha na mão dos amigos e familiares.
    Bjs

    • Camila Diz::

      Oi Daniele,
      Imagino o quanto foi traumático o seu chá de panela, o ruim é que vc desanimou até de fazer o chá do seu primeiro filho. Muito chato isso mesmo!
      Mas peça para alguém te ajudar no chá de bebe do seu segundo filho e já mostre as brincadeiras que você quer!
      Com certeza vai ser muito legal, depois mande fotos para nós!

      Beijos

  9. Tayná Cordeiro Diz::

    Adoreeei, vou fazer quase todas no meu chá de Bebê !

  10. CARMEN S. DIAS Diz::

    MUUUIIIITOOOOO OBRIGADA!!! TÔ INDO AGORA PARA O CHÁ DE BEBÊ DA MINHA NORA… ACHO QUE COM SUAS BRINCADEIRAS TUDO FICARÁ BEM MAIS ANIMADO… DEPOIS TE CONTO… BEIJOS E GRATA!!!

  11. Gostei muito das brincadeira vou fazer no chá de bb da Laura… rsrsrs

  12. Camila Diz::

    Olá! Adorei as brincadeiras. E vou colocar em prática no chá de bebe da minha chefe, como estamos nos escritório iremos fazer a brincadeira de adivinhar o tamanho da barriga, que acerta ou chegar mais próximo ganha um brinde. Acho que todos irão gostar. Depois conto tudo como foi! Obrigada demais pelas dicas!!! Beijos

    • Camila Diz::

      Oi Camila!
      Que bom que você gostou das brincadeiras! Acho essa do tamanho da barriga bem legal, as pessoas sempre acham que a barriga é bem maior do que realmente é hehe, muito engraçado!
      Me conte mesmo como foi, já estou curiosa! Se puder mande fotos também, vamos adorar!

      Beijos beijos

  13. kátia Diz::

    nossa gostei muito das brincadeiras idéias maravilhosas ,são brincadeiras bem melhores do que as antigas parabéns vou fazer para minha sobrinha vai ser muito bom….

    • Camila Diz::

      Que bom que você gostou Kátia!
      Espero que o chá da sua sobrinha seja muito divertido, depois conta pra gente como foi!

      Beijo

  14. Liliane Diz::

    Estou organizando o cha de bebê dos meus netos, as minhas duas filhas estão gravidas…gostei muito das dicas, elas tb não querem ser pintadas, então vi em um outro site a ideia de usar uma camiseta branca e os convidados desenham e escrevem na camisa com uma caneta pra tecido. Ficara uma linda lembrança pra ser guardada e tb não deixará de ter a brincadeira de pintar, sendo que vai ser pintado é a camisa…bjusss

    • Camila Diz::

      Oi Liliane!
      Adorei essa ideia! Muito legal mesmo! É uma boa pq as convidadas pintam mas a mamãe não se sente constrangida né?!

      Beijos e obrigada pela colaboração!

  15. Bruna Diz::

    Ameiiiiiiiiiiiiiii… vou usar no meu chá de bebê nesse domingo…

  16. Rosiolanda Diz::

    Ai que legal vou pegar algumas dessas brincadeiras para o chá de bebê da meus sobrinhos!!!

  17. gabriela Diz::

    minha tia adorou suas brincadeiras!!!!

  18. Sidinéia Diz::

    gente quanta ideia boa!!!!!!!!!!!
    amei demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    dizem q sou criativa…e gostaria de por algumas da brincadeiras no meu cha de bebe…quais vcs acham q são as melhores…segundo a nossa amiga do blog cinco são suficiente???
    gostei da ideia do quiz q pode ser um bingo mais animado(não consegui baixar as perguntas)
    da fralda suja pra dar um brinde…
    de marcar itens q o bebe precisa…
    dos cartoes…
    de falar nomes estranhos…
    de adivinhar os alfinetes…poderia ser cotonetes ne?
    aiiiiiiiiiiiiiiii duvida cruel me ajudem

  19. Iara Diz::

    Amei suas idéias… , sua mente é brilhante, muitas brincadeiras engraçadas. Parabéns que DEUS te abençoe.

  20. Marcelli Carine Diz::

    Amei!!! Brincadeiras simples e criativas, que fazem a alegria de todos e deixa pra traz aqueles micos horríveis que as pobres mamães passavam…

  21. VANIA PATRICIO Diz::

    IDEIAS MARAVILHOSAS, GOSTEI!!!

  22. Ludmila Diz::

    adorei

  23. Nathalia Telles Diz::

    Eu adorei as brincadeiras, fiz a maioria delas no meu chá de bebê e os convidados adoraram. Pena que não pude evitar de ser pintada, mas foi muito bom, consegui animar todos os convidados que riam mais a cada vez que me pintavam.

  24. fabiana Diz::

    amei as dicas , estou organizando o cha de bebe da minha cunhada que esta gravida
    do Thalles , e vou fazer todas essas brincadeiras , diferentes e muito divertidas ..
    amei

    • Camila Diz::

      Que bom que te ajudou Fabiana! Espero que o chá de bebê seja um sucesso!
      Depois queremos ver uma foto do Thalles!
      Um beijo para os 3!

  25. EVELYN Diz::

    ADOREI AS DICAS DE BRINCADEIRA,VOU FAZER NO MEU CHA DE BEBE

  26. debora Diz::

    Eu conheço uma:
    Pegue 3 mamadeiras 2 com agua e somente 1 com um pouco de vinagre com agua
    Quem pegar uma mamadeira só com agua ganha um brinde.Quem pegar a com vinagre além de beber paga um mico.

    • Camila Diz::

      Ai que dó Debora! haha. Essa brincadeira é uma vingança das mamães que são pintadas nos chás! haha. Mas muito boa a contribuição, obrigada!
      Beijossss

  27. leiah souza Diz::

    , super fofo *—-* ameeeeeii :DDDDDD
    # vou fazer essas brincadeiras do cha de minha subrinha Weslla que esta chegando u.u . vou animar os convidados com essas super legais . obrigado , beijos ;*

  28. leiah souza Diz::

    legal , suuper novidade :D

Trackbacks

  1. [...] Na outra brincadeira a mamãe colocou seu rosto na foto de 15 celebridades grávidas, as convidadas deveriam adivinhas de quem era a barriga. Super legal né?! Quem quiser saber mais brincadeiras divertidas como essa é só conferir nesse post. [...]

Deixe seu comentário

*